Queda de Braide e subida de Duarte consolidam cenário de segundo turno - Kelly do Blog

Publicidade Top

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Queda de Braide e subida de Duarte consolidam cenário de segundo turno






Duarte com Lula e Yglésio com Bolsonaro deixam o prefeito Braide em queda nessa reta final de campanha em São Luís.

Apesar de ainda estar em primeiro lugar nas mais recentes pesquisas de intenção de voto, o prefeito Eduardo Braide (PSD) tem enfrentado um desgaste que causou queda nos índices, indicando um provável segundo turno.

Pesquisas internas, realizadas com maior frequência que as divulgadas ao público, têm apontado uma redução no percentual de eleitores. O cenário se torna ainda mais preocupante para o prefeito com o crescimento do principal adversário, Duarte Jr. (PSB). Com uma frente ampla de partidos e o apoio do presidente Lula, ele já se colocava, desde o início da campanha, como o principal obstáculo à vitória de Braide.

A 13 dias da votação, outro impedimento surgiu, e ele atende pelo nome de Yglésio Moyses (PRTB). Conhecido pelo modo enérgico de defender suas ideias, ele tem se destacado pelo desempenho nos debates aos quais Eduardo faltou, evitando responder às suspeitas em torno de sua gestão. Moyses também está conseguindo mobilizar a direita com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Um exemplo prático foi mostrado ao longo desta segunda-feira (23), quando o candidato fez uma longa e badalada carreata ao lado de Bolsonaro, mobilizando apoiadores de vários bairros. A campanha do prefeito agora monitora o desempenho do concorrente, com expectativa de crescimento nos próximos relatórios a serem analisados.

Abaixo dos dois dígitos nas pesquisas eleitorais, é improvável que Yglésio consiga chegar ao segundo turno, mas a simples transferência de eleitores que deixam o prefeito já é suficiente para empurrar Braide ao segundo turno com Duarte.

Ao contrário dos dois, Eduardo Braide se mantém em cima do muro quando o assunto é a escolha entre esquerda ou direita. Durante o mandato, ele jamais adotou uma posição pública em relação ao tema, e o preço por essa postura começa a ser cobrado por quem não teve medo de assumir suas ideologias de maneira honesta com o eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé