Uma nova pesquisa do Jornal O Imparcial, realizada pelo Instituto Exata, revela que Felipe dos Pneus se destaca como o candidato favorito à Prefeitura de Santa Inês, com 46,57% das intenções de voto. A poucos dias para a votação, os dados apontam reeleição de Felipe com larga diferença.
No cenário estimulado, em que o pesquisador sugere os nomes dos candidatos ao entrevistado. Felipe dos Pneus lidera com quase 20 pontos à frente da candidata Solange Almeida do PL de Josimar Maranhãozinho. Valdevino Cabral do PMDB aparece em terceiro lugar com 12,14%, enquanto Coronel Vieira Oliveira do Partido Novo pontua apenas 1,86%.
Um dos pontos mais relevantes da pesquisa é o número espontâneo, que reflete a força da candidatura de Felipe dos Pneus. Nesse formato, os entrevistados mencionam o nome do candidato sem estímulos ou sugestões do pesquisador. Isso demonstra que Felipe já conquistou a confiança do eleitorado, que tem uma decisão clara e pronta sobre sua escolha na continuidade da gestão Felipe.
Os números do cenário espontâneo são: Felipe se mantém com 46%. Solange Almeida do PL cai 3,5 pontos (23,86%). Valdevino Cabral também cai e fica com 9,86%. Coronel Vieira Oliveira se mantém com menos de 2 pontos (1,43%). Neste cenário, os eleitores expressam sua escolha de voto sem sugestão de nomes feita pelo pesquisador. É um dos cenários mais importantes porque ele revela os chamados ‘votos cristalizados’.
O Instituto Exata também avaliou a rejeição dos candidatos. Em que os entrevistados respondem à pergunta: “e em qual dos candidatos você não votaria de jeito nenhum”? Solange Almeida tem a maior rejeição, 29,14%. A pesquisa registrada no TSE (MA 01216/2024) foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro e entrevistou 700 pessoas em 37 bairros e 5 povoados do município.
Com apenas 18 dias até as eleições, essa pesquisa evidencia a liderança do prefeito Felipe, seguindo uma crescente desde janeiro, quando ele começou a ampliar sua vantagem nas intenções de voto.
Talvez por isso o desespero do grupo do PL, que na semana passada divulgou uma pesquisa falsa, que foi prontamente impugnada pela Justiça, punindo os responsáveis por essa tentativa de manipulação eleitoral.
À medida que o dia da votação se aproxima, o eleitorado de Santa Inês sinaliza uma clara preferência pela continuidade da gestão que mais trabalhou em menos tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário