Um das mais ovacionadas presenças no ‘1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder’, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na manhã terça-feira (5), a deputada federal Roseana Sarney (MDB), secretária da Mulher na Câmara dos Deputados, foi quem abriu o primeiro painel de debates. O tema foi “Participação efetiva da mulher nos espaços de poder”.
Logo no início da palestra, Roseana citou diversas personalidades femininas que marcaram a história – a exemplo de Indira Gandhi, Golda Meir, Angela Merkel e Michelle Bachelet – e, em seguida, fez um amplo relato sobre sua trajetória política como governadora do Maranhão – a primeira mulher eleita para o posto no Brasil -, tendo sido senadora e, agora, pela segunda vez, deputada federal.
“Fiquei imensamente honrada pelo convite para participar deste debate que é de suma importância enfocarmos os avanços mas, sobretudo, os inúmeros desafios que ainda temos pela frente para efetivamente conquistarmos a emancipação da mulher na sociedade brasileira. O caminho é longo e ainda temos muito a percorrer. Somos a maioria da população, mas a nossa presença contínua ínfima, ou seja, quase imperceptível”, ressaltou Roseana.
Ela citou os preconceitos e as desconfianças que ainda existem em relação à mulher que entra para a política. “Consegui ser eleita primeira governadora do Brasil, depois de uma luta infernal, numa campanha cujas pesquisas apontavam que, naquela época, 11% do eleitorado maranhense não votava em mulher”, afirmou a deputada federal.
Homenagens
Sob aplausos, ela rendeu homenagens às vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas presentes na platéia, citando nominalmente cada uma das 12 deputadas da atual bancada feminina da Alema e saudou, de modo especial, a deputada Iracema Vale por ter conquistado a posição de primeira mulher presidente do Parlamento Estadual maranhense.
“Em nome da deputada Iracema Vale, rendo todas as homenagens a todas as deputadas estaduais do Brasil, muitas delas presentes aqui neste evento, porque são, acima de tudo, mulheres guerreiras e lutadoras do povo do Brasil”, enfatizou.
Além de Roseana Sarney, o tema do primeiro painel foi abordado também pela deputada estadual Camila Toscana, do PSDB da Paraíba; pela advogada Ana Graziella, especialista em Ciência Jurídica, Política, Eleitoral e Constitucional; e pela advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, ex- ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Este seminário aqui no Maranhão é um momento importante para a elaboração de políticas públicas em defesa das mulheres no Brasil. Estão aqui parlamentares e mulheres de todo o país numa troca de experiência de temas voltados à defesa e participação da mulher na política”, afirmou a deputada estadual Camila Toscana, que participa da atual diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Nenhum comentário:
Postar um comentário