Festival é o único gratuito no interior do Pará, Maranhão e Tocantins com proposta de fortalecer e democratizar a música instrumental brasileira na Amazônia
O Marabá Jazz Festival está de volta em sua segunda edição, trazendo três dias de música instrumental no Teatro do Carajás Centro de Convenções de Marabá. O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto e o acesso é gratuito. O objetivo é democratizar o acesso à arte e fortalecer a música instrumental brasileira na região amazônica. Outra proposta do festival é enfatizar a ancestralidade e a rica influência africana como marcas centrais do Jazz Brasileiro.
Um dos organizadores do festival, Jackson Gouveia, destaca a característica inédita do evento na região, que é a de levar músicainstrumental gratuita para a comunidade. “Oferecer gratuitamente espetáculos musicais com parte dos mais conceituados artistas brasileiros de música popular, em se tratando de Sul e Sudeste do Pará, é absolutamente inédito”, destaca.
Ele mencionou ainda que consegue viabilizar a estrutura do evento com o apoio da iniciativa privada e do poder público, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta também com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.
Atrações - A programação contará com a participação de 57 artistas, entre 9 bandas, incluindo Bruno Fernandes Quarteto, a pianista Iara Gomes, o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, o trombonista Joabe Reis, o guitarrista Nuno Mindelis, o baixista Celso Pixinga, o violinista Dauro Remor, a saxofonista Suka Figueiredo e bandolinista Nilze Carvalho.
Essas atrações reúnem músicos experientes de amplitude nacional e artistas locais, com o propósito de valorizar a cultura amazônica. Para participar, é preciso apenas retirar o ingresso no Sympla((https://www.sympla.com.br/evento/ii-maraba-jazz-festival-2023/2098615).
Além dos shows, o festival oferecerá duas masterclasses, uma de bateria e outra de contrabaixo para músicos e entusiastas, sem necessidade de inscrição prévia. Osinteressados devem apenas comparecer no local e horário das masterclasses, realizadas nos dias 12 e 13 de agosto, no Mercadão do Som, das 10h às 12h.
Outro diferencial do festival é o estacionamento gratuito para o público que irá assistir aos shows e um serviço de transfer ida e volta para parte da comunidade atendida pela Estação Conhecimento, localizada no Núcleo São Félix.
Acessibilidade – O Marabá Jazz Festival foi pensado para ser acessível e inclusivo. Por isso,reservou 100 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), acompanhadas de igual número de vagas para seus acompanhantes.
Uma área especial será destinada para cadeirantes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção. O local do festival conta, ainda, com rampas de acesso e banheiro adaptado.
Para atender às necessidades das pessoas com deficiência auditiva e visual, terá intérprete de Libras e fones de ouvido com audiodescrição, garantindo que todos possam desfrutar da música instrumental da forma mais completa possível.
Ao gerar o voucher na plataforma Sympla, é fundamental que os participantes informem se necessitam de acesso à área exclusiva para pessoas com deficiência. Essa medida visa aprimorar a organização e garantir a preparação adequada para receber todos os públicos de forma inclusiva e confortável durante o evento.
Confira a programação do festival:
Texto: Janaina Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário