O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito a aliados, esta semana, que o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) será o próximo ministro da Justiça e que o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro está garantido no Ministério da Defesa. Segundo o jornal o Estado de São Paulo, Lula teria falado sobre os cargos em pelo menos dois jantares no últimos dias.
Um deles teria sido na terça-feira (29 de novembro), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o outro realizado, quinta-feira (1º), na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO).
Flávio Dino já vinha sendo tratado como membro do futuro ministério pelo próprio petista ainda durante a campanha eleitoral. Em setembro, o agora presidente eleito havia declarado essa opção.
“Flavio Dino que se prepare. Vai ser eleito senador, mas não será senador muito tempo porque vai ter muita tarefa nesse País”.
O ex-governador do Maranhão já tem cumprido um agenda de ministro e participado de reuniões cotidianamente com Polícia Militar, Polícia Federal e secretários estaduais de Segurança Pública, além de acompanhar Lula em reuniões com ministros do STF. Além dele, o PSB tenta emplacar a indicação de Márcio França para o Ministério das Cidades. O partido avalia que Dino, que era do PCdoB até ano passado, é da cota pessoal de Lula.
No jantar patrocinado por Kátia Abreu, com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lula não definiu qual será o espaço que MDB, PSD e União Brasil terão no seu governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário