Os 28 anos de Turilândia foram marcados por um grande pacote de obras entregue para a população pelo Prefeito Paulo Curió. A maratona de entregas começou na segunda-feira (26), com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, no Polo Outeiro, equipada e pronta para atender a população. Já na área da Infraestrutura, para facilitar a trafegabilidade e também escoação de produtos da agricultura familiar no município, foi entregue a tão sonhada estrada que liga a sede ao polo Outeiro.
Já no povoado Iguamã, a Prefeitura também inaugurou uma Unidade Básica de Saúde equipada para atender a todos da localidade.
Já no segundo dia de entregas de obras, o Prefeito Paulo Curió, ao lado de sua equipe, levou benefícios e alegria para as comunidades do polo Lago Bonito. Na localidade, ele inaugurou a UBS “Agostinho Araújo”, unidade que irá proporcionar comodidade e melhorar ainda mais os indicadores de saúde no município. Além da UBS, foi entregue também uma obra de extrema importância, um trecho da estrada que liga o povoado Bacabeira a Acampamento.
Para o último e terceiro dia da maratona de inaugurações, Paulo Curió presenteou os moradores do Povoado Vila da Paz, um dos maiores de Turilândia, com a entrega do Sistema de Monitoramento por Câmeras, um sonho da população que irá garantir mais segurança a todos, além da entrega do Sistema de Abastecimento de Água para a comunidade.
“Festejamos o aniversário de Turilândia como a gente mais gosta: entregando um festival de obras e serviços para a nossa querida população turilandense. Quero agradecer a todos que participaram conosco dessas inaugurações e reafirmar, mais uma vez, nosso compromisso em sempre buscar e trazer o o que há de melhor para nosso municípios, pois o nosso trabalho não para e é por vocês e para vocês“, ressaltou Paulo Curió.
A população de Bacabeira ganhou fortes aliados tanto na saúde, quanto na segurança. Serviços como o Sistema de monitoramento por Câmeras, uma Unidade Básica de Saúde e uma Ambulância novinha para auxiliar no transporte de pacientes, foram entregues para a população.
Shows
Na noite de terça-feira (27), muito louvor e adoração no show cheio de bênçãos da pastora Midian Lima, onde foi realizado também um culto muito especial de agradecimento a Deus pelas conquistas alcançadas em Turilândia.
E pra fechar com chave de ouro, na quarta-feira (28), Toca do Vale e Kiko Chicabana fizeram a alegria dos turilandenses, que ficaram até o amanhecer prestigiando a grande festa organizada pela Prefeitura de Turilândia, sob a gestão de Paulo Curió.
O apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão e Colunista Social do Jornal O Debate, William Santos, promoveu com sucesso a 11º edição do Prêmio Carpe Diem, sem dúvida um dos mais badalados de São Luís do Maranhão.
O evento aconteceu nos salões luxuosos da Villa Reale Buffet Calhau no dia 26 de novembro de 2022. O evento tem como foco principal o reconhecimento, pela responsabilidade social, cultural, empresarial e promoção de serviços prestados para a sociedade. William Santos é com certeza competente, irreverente e bem informado, conquistou o respeito e a Admiração dos telespectadores, leitores, ouvintes e a sociedade maranhense.
Além da mega festa, apresentação de atrações diretamente de Pernambuco os cantores Gabriel Vaqueiro e Andinho Safadinho que cantaram seus sucessos e a cantora maranhense Elilma Vasconcelos.
Os vereadores de São Luís, aprovaram, nesta terça-feira (27), em primeiro turno, uma proposta que aumenta o percentual das emendas a que terão direito para o ano que vem.
Pelo texto aprovado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá fixar em 2% a parcela da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada ao pagamento de emendas impositivas. Antes, o valor era o equivalente a 1,2% da RCL, ou seja, um aumento de 100%.
Vale ressaltar que, desse total, metade será destinada a ações e programas na área de saúde.
De acordo com o vereador Marquinhos, autor do projeto, a medida foi adotada depois de o Congresso também aprovar um aumento do percentual das emendas parlamentares em relação ao Orçamento Geral da União, após a declaração de inconstitucionalidade das emendas do relator pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Neste caso, as emendas do chamado orçamento secreto foram incorporadas às emendas de bancada e de comissão.
Em São Luís, o projeto deverá ser aprovado em segundo turno antes da apreciação do Orçamento Municipal para 2023.
Seis entidades sindicais divulgaram uma nota conjunta de repúdio, com pedido de cassação, em desfavor do vereador de São Luís Domingos Paz (Podemos).
Na nota, as centrais sindicais afirma que não é possível aceitar “que práticas como estas que violentam e oprimem as mulheres possam continuar acontecendo, inclusive dentro da Câmara Municipal de São Luís”, destaca trecho do texto.
Além de cobrar cassação do mandato do parlamentar, as entidades pedem reparação às supostas vítimas.
“Essa tomada de decisão da Câmara é urgente e não pode acontecer após o recesso parlamentar, pois mancha e desmoraliza esta Casa Legislativa. Além disso, é fundamental e exigimos a reparação às vítimas de violência denunciadas pelo vereador Domingos Paz”, finaliza o texto.
Assédio
Domingos Paz é alvo de denúncias de assédio sexual por pelo menos cinco mulheres e uma adolescente.
Pesam contra o vereador, duas representações na Câmara de São Luís. Uma delas é assinada pela vereadora Silvana Noely. Ela pede o afastamento imediato do parlamentar de suas atividades. O pedido foi protocolado junto ao Conselho de Ética da Casa.
Negou
O vereador também anunciou em seu perfil em rede social que “criminosos” estão sendo identificados.
A Polícia Civil recebeu formalmente as denúncias e apura as acusações que pesam contra o vereador.
Abaixo, a nota de repúdio assinada por centrais sindicais
NOTA DE REPÚDIO DAS CENTRAIS SINDICAIS E EXIGÊNCIA DE ABERTURA DE PROCESSO DE CASSAÇÃO DO VEREADOR DOMINGOS PAZ (PODEMOS)
As centrais sindicais abaixo assinadas que lutam contra a opressão machista e os assédio moral e sexual vêm repudiar e exigir da Câmara Municipal de São Luís o afastamento do Vereador Domingos Paz (PODEMOS) para que as investigações sobre as denúncias de assédios e estupros de vulneráveis por vários anos praticados pelo vereador , conforme denúncias comprovadas das vítimas, ocorram dentro da Câmara, na polícia civil e no poder judiciário, da forma mais isenta e transparente possível, e, também, a imediata abertura do processo de cassação do referido vereador. Não podemos aceitar que práticas como estas que violentam e oprimem as mulheres possam continuar acontecendo, inclusive dentro da Câmara Municipal de São Luís.
Essa tomada de decisão da câmara é urgente e não pode acontecer após o recesso parlamentar, pois mancha e desmoraliza esta casa legislativa. Além disso, é fundamental e exigimos a reparação às vítimas de violência denunciadas pelo vereador Domingos Paz (Podemos).
São Luís, 26 de dezembro de 2022
Central Sindical e Popular CSP CONLUTAS
Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB)
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Força Sindical
Nova Central Sindical
União Geral dos Trabalhadores(UGT)
Imirante
O vereador Paulo Victor, que adotou o lema “vamos vencer”, e está só vencendo realmente, vem alçando voos cada vez mais altos. Jovem, articulado, simpático, atuante e trabalhador, Paulo Victor vai tomar posse como novo presidente da Câmara Municipal de São Luís no próximo dia 01 de Janeiro de 2023.
Depois de uma articulação que envolveu muita habilidade política, diálogo e humildade, Paulo Victor conseguiu a vitória por unanimidade (reveja aqui), e vai comandar o parlamento municipal no biênio 2023/2024.
“Em 1º de janeiro, assumo o cargo de presidente da Câmara Municipal de São Luís. Esse é um dos maiores compromissos que já me foram dados. O sentimento de gratidão é único. Estou comprometido em trabalhar com empatia e empenho para o bem da cidade”, disse o vereador-presidente.
Em tempo
a Câmara aprovou em primeiro turno na manhã desta terça-feira (27), projeto de alteração à Lei Orgânica do Município que permite que os membros da Mesa Diretora da Casa se licenciem sem o risco de perder o cargo ou ter a obrigação de renunciar. A medida beneficia diretamente Paulo Victor, que é cotadíssimo para assumir uma secretaria no novo governo Carlos Brandão. Neste caso, Paulo deixaria a presidência sem perder o cargo e a necessidade de uma nova eleição.
Se confirmada a ida de Paulo Victor para o Governo do Estado, quem assume interinamente, é o 1º vice-presidente, vereador Chaguinhas.
“Representa, ainda, respeito e concretização da vontade dos parlamentares na definição da Mesa Diretora, viabilizando o retorno por parte do vereador licenciado ao cargo o qual fora eleito. Aprimorar a norma às situações fáticas vivenciadas pelos parlamentares é dever institucional da presente Casa, restando em consonância o presente projeto com as normas organizacionais e demais princípios constitucionais”, diz um trecho do texto do projeto.
O Governo do Maranhão prorrogou até o dia 30 de dezembro, por meio de Resolução Administrativa nº 70/2022, o prazo de adesão às reduções de multas e juros de débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
“Prorrogamos por três vezes o benefício a fim de oferecer aos contribuintes um prazo maior para regularizar seus débitos e aproveitar as reduções de multas e juros. Já foram mais de 127 mil contribuintes, ente IPVA e ITCD, que aproveitaram o benefício, recuperando aos cofres públicos do Estado do Maranhão, aproximadamente, R$ 120 milhões”, destacou o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.
O programa de benefícios para pagamento de débitos de IPVA e ITCD alcança os tributos vencidos até dezembro de 2021 e, também, para débitos de 2022, com regras específicas para cada situação, beneficiando milhares de contribuintes que possuem débitos dos dois impostos estaduais.
No caso do IPVA 2022, o imposto com redução de 100% das multas e juros somente será possível para pagamento à vista.
Benefícios ITCD
Contribuintes com débitos de ITCD inscritos até 31 de dezembro de 2021 terão as multas e juros reduzidos em 100% para pagamento à vista e 60% para pagamento parcelado em até 12 vezes, com parcelas mínimas no valor de R$ 500,00.
Já para os débitos do ano de 2022, a redução das multas e juros será apenas para pagamento à vista. Na hipótese de parcelamento, o débito poderá ser dividido em até 36 vezes pelo contribuinte, porém, sem redução de multas e juros.
O pagamento do imposto sobre herança e doações à vista, pode ser feito na página do ITCD no portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz): [url=https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=35]https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=35[/url].
Já o parcelamento desse imposto deve ser feito presencialmente em qualquer agência de atendimento da Sefaz para assinatura do termo de parcelamento.
Benefícios IPVA
O programa de pagamento e parcelamento de débitos fiscais para o IPVA se aplica a veículos usados.
Contribuintes com débitos de IPVA inscritos até 31 de dezembro de 2021 terão as multas e juros reduzidos em 100% para pagamento à vista e 60% para pagamento parcelado em até 12 vezes, com parcelas mínimas no valor de R$ 100,00 para carros e R$ 30,00 para motocicletas e similares.
Para os débitos do ano de 2022, a redução de 100% das multas e juros será apenas para pagamento à vista. O contribuinte não terá mais a opção de parcelamento do débito, visto que o vencimento da parcela não poderia ultrapassar o vencimento de 31/12/2022.
A adesão pode ser feita por meio do acesso ao portal da Sefaz na internet, na página do IPVA: [url=https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=23]https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=23[/url]
Nenhum comentário:
Postar um comentário