ESTREITO – O prefeito Léo Cunha criou uma frente de trabalho composta pelos responsáveis técnicos de diversas áreas, para que sejam sanadas todas as pendências burocráticas e que sejam implementados os processos necessários para que a Guarda Municipal de Estreito seja transformada em Polícia Municipal.
Embora o nome Polícia Municipal já seja empregado legalmente, existe ainda, necessidade de resolução e legalização em diversas áreas, principalmente na questão burocrática.
A Guarda Municipal, ao longo dos anos ficou esquecida, itens básicos não foram observados como prioridade, situações constrangedoras que deveriam ter sido resolvidas desde sua criação, mas foram ignoradas.
Itens importantes como o porte de arma corporativo, era apenas um sonho. Doações de armamento chegaram a ser realizados para Guarda, porém o armamento só pode ser utilizado obedecendo uma série de adequações que nunca haviam sido implementadas na prática.
O prefeito Léo Cunha preocupado com a violência no município e, também, com a necessidade de melhoria para atuação destes profissionais, realizou reuniões e determinou que sejam realizados os procedimentos para que a Guarda Municipal receba o porte corporativo e tenha sua personalidade jurídica legalizada.
As medidas não só irão melhorar a segurança dos profissionais no trabalho, como também, irão dar maior possibilidade de atuação em ocorrências complexas.
As conversas e procedimentos necessários estão em andamento, nos próximos meses haverá avanço das medidas e o anúncio tão esperado.
Especialistas em segurança pública experientes consultados, já prestam assessoria técnica aos setores responsáveis para que tudo seja resolvido de forma rápida e completa.
A resolução destas pendências trará a possibilidade do órgão receber recursos públicos de programas Federais da segurança pública. Hoje, existem diversos programas para investimento, modernização e treinamento para as Guardas Municipais. O fim das pendências burocráticas atuais autorizará a Guarda Municipal a participar destes programas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário