As origens da crise que hoje assola os Supermercados Maciel remontam ao ano de 2012, quando uma ex-gerente administrativa do grupo, considerada até então braço direito do proprietário da rede, aplicou um golpe que desviou R$ 7 milhões da empresa.
A ex-funcionária chegou a ser presa em dezembro daquele ano, mas antes disso chegou a comprar bens valiosos com o montante adquirido ilegalmente, entre eles, uma casa de grande porte, como informou jornal O Estado do Maranhão do dia 22 de janeiro de 2013.
Na época, a empresa alvo do golpe milionário informou que o esquema de desvio de dinheiro já vinha ocorrendo há alguns meses.
Fake News
Nesta segunda-feira (14), o governador Flávio Dino (PCdoB) usou as redes sociais para derrubar notícia falsa sobre o caso. Fake news sugeria que a falência nos Supermercados Maciel teria relação com suposto benefício exclusivo em alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos Supermercados Mateus. A verdade é que as duas empresas possuem exatamente o mesmo benefício fiscal.
“É absolutamente mentiroso que uma rede de supermercados no Maranhão tem benefícios fiscais exclusivos. Repito: isso é MENTIRA”, esclareceu Dino em uma rede social.
Dino explicou ainda, que a Constituição Federal não permite que o Executivo Estadual gerencie a concorrência entre redes de supermercado, e lamentou a divulgação de notícias falsas “sem nenhuma base real, apenas para gerar tumulto e fazer o mal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário