Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso"
Comemorando
Adversários do ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PMN) comemoraram a sua condenação pela Justiça Federal de Imperatriz. Não é para menos, pois ele é pretenso candidato às eleições de 2016 e estaria liderando as pesquisas de intenção de votos. Com essa condenação, esperam que ele possa ficar inelegível. Ildon, depois de intimado, poderá recorrer. A sentença foi proferida pelo juiz federal substituto Marcos José Brito Ribeiro, da 2ª Vara Federal de Imperatriz, que acolheu parcialmente pedido do Ministério Público Federal, por descumprimento, “de modo deliberado e injustificado”, de sucessivas decisões judiciais referentes ao processo em que o Município de Imperatriz, a União e o Estado do Maranhão foram condenados a implementar medidas para a ampliação dos leitos de UTI no Hospital Municipal de Imperatriz.
Ele disse
“A luta política não exclui a possibilidade de que, em momentos de grave crise, haja entendimentos amplos”. Governador Flávio Dino, que defendeu uma união nacional pela estabilidade política e econômica do País.
Reforma
Na primeira semana de agosto, a reforma política é um dos destaques do Plenário da Câmara dos Deputados. A votação em segundo turno da PEC começou em julho e o Plenário decidiu manter o mandato de quatro anos para presidente da República, governadores, prefeitos, vereadores e deputados, assim como o de oito anos para senadores. Em primeiro turno tinha sido aprovado o mandato de cinco anos para todos os cargos com transições nos primeiros pleitos. Também foi excluída do texto a mudança da data de posse de governadores e de presidente, que seria nos dias 4 e 5 de janeiro, respectivamente. A posse desses cargos continuará a ser em 1º de janeiro.
Agora vai
Transformada em uma cracolândia, a Praça da Cultura voltará a ser o que era, uma área de lazer das famílias de Imperatriz, especialmente dos moradores da “cidade velha”. Depois de mortes, denúncias e uma ação forte da Imprensa, finalmente os órgãos públicos resolveram tomar providências. A Polícia vai fazer a sua parte e a Prefeitura também. Com o fim da esculhambação, a praça será revitalizada.
Agora vai – II
A Academia Imperatrizense de Letras também contribuirá para que a Praça da Cultura volte a ser um espaço do bem. O Pastor Luiz Carlos Porto, vice-prefeito e presidente da AIL, informou que a Academia dará sua contribuição para “temperar o ambiente familiar da Praça da Cultura com saraus, poesias, leituras, música e teatro”. Ele observou que a praça “é um símbolo da história de Imperatriz. No centro histórico da cidade, é cercada por famílias tradicionais e tem diante de si o prédio símbolo da história política e intelectual de Imperatriz: a Academia Imperatrizense de Letras”.
E...
A prefeitura também precisa se preocupar com outros logradouros públicos, como a Praça de Fátima, no “coração” comercial da cidade. Os dependentes químicos tomam de conta do setor, assim como vendedores ambulantes. Aliás, em relação a camelôs, a cidade está tomada. Na Getúlio Vargas, já não se consegue andar pelas calçadas. As pessoas têm que usar o meio da rua, correndo o risco de ser atropeladas. A bagunça é grande.
Exposição
Quem acha que quadrinhos não é apenas coisa de criança, vai se encantar com nova exposição que o Imperial Shopping está sediando, em parceria com o Espaço Cultura. A partir de ontem, 1º de agosto, a exposição de quadrinhos “Espiga”, assinada pelo artista Felipe Portugal, está disponível ao público do shopping que deseja conhecer mais sobre esta expressão artística. Os trabalhos, todos de autoria de Felipe, ficarão expostos próximo ao Espaço Cultura, no 1º piso do shopping.